Distribuidora prevê trocar 5 mil postes e instalar 43 religadores automáticos na região, formada por 28 municípios e 368 mil clientes da concessão.
A RGE planeja investir R$ 25 milhões na rede elétrica dos 28 municípios que atende no Vale do Taquari, composto por 368 mil clientes. A distribuidora do Grupo CPFL planeja substituir 5 mil postes nestas cidades, além de instalar de 43 novos religadores automáticos. Também está prevista para 2019 a conclusão de um conjunto de obras de interligação e modernização que soma 31 Km de extensão, utilizando materiais como cabos protegidos e multiplexados, material que dificulta o contato entre fases e vegetação, diminuindo as interrupções.
Na avaliação de José Carlos Saciloto Tadiello, Diretor Presidente da RGE, a empresa trabalha constantemente para ampliar a qualidade no fornecimento de energia. Ele cita o caso dos religadores, que permitem o restabelecimento em um curto espaço de tempo quando a interrupção ocorre sem danos físicos à rede. “O dispositivo também prevê manobras remotas de transferências de carga, entre sistemas elétricos, e isola defeitos nas redes de distribuição”, reforçou.
O planejamento da concessionária para este ano também prevê a inspeção em 1,3 mil Km da rede elétrica da região, quando são definidas e priorizadas as necessidades de manutenção. Paralelo a isso, serão empreendidos também serviços de limpeza de faixa em 2 mil Km de redes de distribuição do Vale, tanto na área rural quanto urbana, com aplicação de R$ 2,5 milhões para a execução desses serviços. “São ações que objetivam aumentar a qualidade da energia distribuída, garantir a segurança da população e das instalações e otimizar os recursos disponíveis”, concluiu Tadiello.