A produção de energia eólica no país nos últimos 12 meses terminados em junho (44 terawatts-hora) cresceu 24% em relação a igual período anterior, afirmou nesta terça-feira (7) a presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), Elbia Gannoum, citando números da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Recentemente, destacou a executiva, a fonte eólica alcançou 72% da produção diária de energia da região Nordeste.
“Estamos na curva crescente da safra dos ventos no Brasil, batendo recordes recorrentes de geração”, disse Elbia, durante abertura da nona edição do Brazil Wind Power, principal evento da indústria de energia eólica do país, que ocorre esta semana, no Rio.
De acordo com dados da Abeeólica, estão operando no Brasil, hoje, 534 parques eólicos, com capacidade instalada total de 13,4 gigawatts (GW). Em 2010, a fonte respondia por apenas 1 GW.
Segundo a entidade, o Brasil saiu da 15ª posição entre maiores produtores mundiais de energia eólica, em 2012, para o oitavo lugar no ano passado.